terça-feira, 3 de dezembro de 2013

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

Com a evolução das placas de vídeo e dos processadores, os PCs consomem cada vez mais energia. Na época dos 486, as fontes mais vendidas tinham 200 watts ou menos, enquanto as atuais têm a partir de 450 watts. Existem ainda fontes de maior capacidade, especiais para quem quer usar duas placas 3D de ponta em SLI, que chegam a oferecer 1000 watts!
Se existe um componente absolutamente vital para o funcionamento de um computador, este é a fonte de alimentação. Sem ela, o computador é apenas uma caixa de plástico e metal sem função. A função da fonte é transformar a corrente alternada da tomada em corrente contínua (AC) já nas tensões corretas, usadas pelos componentes. Ela serve também como uma última linha de defesa contra picos de tensão e instabilidade na corrente, depois do nobreak ou estabilizador.
Em um computador, a fonte de alimentação é uma caixa de metal posicionada geralmente no canto do gabinete. Ela é visível na parte de trás da maioria dos equipamentos, e nela estão o conector do cabo de força e a ventoinha.


As fontes mais antigas possuem o padrão AT que se difere do padrão atual,  a principal diferença entre a fonte AT e ATX é o conector que é plugado na placa mãe.
Na fonte AT, o conector que era plugado à placa mãe era dividido em dois, chamados de P8 e P9 .
Este tipo de fonte exigia um certo cuidado do técnico que fosse montar, pois tanto os fios pretos do conector P8 quanto do conector P9 deveria ficar no centro, caso contrário, ocasionaria a queima da placa mãe ou a Fonte.
Outro ponto desfavorável e que com essas fontes a maquina não desligava sozinha o usuário teria que segurar o botão on/off para ai sim a maquina desligar.


O padrão ATX. Usa conector de 20 ou 24 pinos. Tem novas funções, ente elas o mais importante: Soft ON/OFF usado para ligar/desligar a fonte por software. É graças a esse recurso que o Windows ou o Linux consegue desligar o computador sem que o usuário tenha que apertar o botão do gabinete. Cada pino tem um formato, fazendo com que você possa encaixar em uma única posição.




Nas fontes atuais, que são as ATX, este problema (de ter cuidado na hora de plugar na placa mãe) é extinto, ou seja, não há uma preocupação na hora de plugar o conector à placa, pois o conector é único e o mesmo possui chanfros que impede o técnico de plugar este conector de forma invertida ou de lado errado na placa mãe.

0 comentários:

Postar um comentário