terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PACOTE OFFICE

Em 1989, a Microsoft reuniu pela primeira vez aplicativos antes oferecidos individualmente - como o editor de textos Word e o gerenciador de planilhas Excel - em um pacote batizado de Office. O argumento é que empacotados eles sairiam por um melhor preço para o usuário.

Word
O Word nasceu em 1983, com o nome de Multi-Tool Word e rodava em DOS. O processador de textos foi um dos pioneiros no uso do mouse - tanto que a Microsoft oferecia um pacote do software com o periférico - e também inaugurou recursos como o negrito. Também foi o primeiro a ser distribuído com uma revista - a edição de novembro de 1983 de PC World. Criador Charles Simonyi - um dos fundadores da Microsoft.

Excel
O Excel foi criado pela Microsoft para competir com o Lotus 1-2-3 e estreou em 1985, no Mac. A primeira versão do software de planilhas para Windows foi lançada em 1987 e já no ano seguinte começou a superar o rival Lotus. O programa foi o primeiro a permitir a personalização de fontes e aparência de células em planilhas. Criador Charles Simonyi - um dos fundadores da Microsoft.

PowerPoint
O PowerPoint foi desenvolvido por uma companhia chamada Forethought, comprada em 1987 pela Microsoft, por 12 milhões de dólares. A versão 1.0 do software foi lançada ainda em 1987 - antes da aquisição -, para o Mac, e rodava em preto e branco, gerando textos e gráficos para transparências. Desde 1990 o PowerPoint integra o pacote Office.

Access
Desde 1993, o banco de dados relacional Access também integra o pacote Office para Windows. Lançado no final de novembro de 1993, o software acessa dados de outros repositórios, como Microsoft SQL Server e Oracle. Desenvolvedores utilizam o programa para construir outros aplicativos.

Outlook
O Outlook entrou para a família Office em 1997, reunindo as funções de e-mail, calendário e agenda de contatos. O organizador trazia a função de arrastar e soltar (drag and drop), facilitando o gerenciamento de mensagens e se comunicava com o Word, incorporando verificação de ortografia, entre outros recursos

Versões:

Office 95 
Com foco na interatividade entre os aplicativos, o Office 95 trazia programas hoje extintos, como o Microsoft Binder, que relacionava diferentes tipos de documentos em um único arquivo, e o Microsoft Schedule, que trazia funções de agenda depois incorporadas ao Outlook.

Office 97 
Além do Outlook, a versão 97 do Office trazia como novidade o FrontPage, editor de HTML para usuários sem experiência em linguagens de web.
Outra novidade introduzida, para desespero de muitos usuários, foi o irritante “clipe de papel” que funcionava como assistente para solucionar dúvidas.

Office 98 para Mac 
O Office 98 para Mac foi a primeira versão do sistema operacional para computadores da Apple a trazer o Outlook. Mas o sistema de mensagens foi substituído, na versão seguinte, pelo Entourage. A facilidade de instalação foi um dos recursos festejados da edição.

Office 2000
Esta edição do pacote trazia como destaques maior interação com a web - os arquivos do Office passaram a poder ser salvos como HTML - e flexibilidade de recursos: a instalação sob demanda permitia habilitar modularmente determinadas funções dos programas.

Office 2001 para Mac
O Office 2001 introduziu recursos como a Galeria de Projetos, que permitia pré-visualizar documentos e criar arquivos de qualquer aplicativo; o Microsoft Entourage, sucessor do Outlook, que permitia criar usuários personalizados de mensagens e agenda; e atalhos personalizados no teclado.

Office XP
Na categoria produtividade, o Office XP introduziu as “smart tags”, que chegaram para facilitar tarefas, atualizando automaticamente informações no Excel com dados de links da web, por exemplo.
Outra novidade foi a introdução de barras laterais de tarefas que permitem navegar mais rápido por documentos abertos e recuperar trabalhos perdidos.

Office 2003
O Office 2003 trouxe como mote a colaboração e introduziu recursos como anexos compartilhados no Outlook (que podem ser editados por grupos), que também ganhou tela ampliada e as bandeirinhas coloridas para diferenciar mensagens para acompanhamento.

Office 2004 para Mac
A função de busca avançada Spotlight e os indicadores de compatibilidade para documentos foram algumas novidades introduzidas no Office 2004 para Mac, a mais recente verão do pacote voltada a computadores Apple. Sugestões de usuário ajudaram a deixar os aplicativos mais intuitivos.

Office 2007
Anunciado por Bill Gates como a maior atualização desde a versão 95, o Windows Vista traz de carona um Office 2007 igualmente renovado, que promete radicalizar os avanços em colaboração e produtividade. Traz a nova interface RibbonX, com botões de formatação reformulados e recursos de autoração.

Office 2010

0 comentários:

Postar um comentário