quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MEMÓRIAS RAM

Memória RAM é um tipo de memória que permite o armazenamento e a leitura de arquivos. Elas são voláteis, ou seja, quando a fonte de energia que estava mantendo o computador ligado cessa esses arquivos são apagados. Elas podem ter diferentes capacidades de armazenamento, são divididas em  bytes, kilobytes , megabytes e gigabytes.
           
Figura 1. Memórias

Tecnologia utilizada:
Há dois tipos de tecnologia de memória RAM que são muitos utilizados: SRAM e DRAM.
Há também um tipo mais recente chamado de MRAM, mas que não é utilizado em larga escala, pois não armazenam uma grande quantidade de danos e por serem muito raras.

SRAM: são mais rápidas que as memórias DRAM, porém armazenam menos dados e possuem preços elevados. Memória estática.
Figura 2. Memória SRAM

DRAM: sua capacidade é alta (podem comportar grandes quantidades de dados), porém, o acesso as informações é mais lento. São mais caras.

Figura 2. Memória DRAM

Módulos de memória:
Módulos de memória são pequenas placas de circuito onde os chips são soldados, facilitando o manuseio e a instalação nos slots (peças com pequenos cortes-chanfros- acopladas a placa-mãe).
Esses módulos são divididos em : SIMM e DIMM.
SIMM:


DIMM:
Existem três formatos de memória DIMM, a SDR(possui 168 vias), a DDR(possui 180 vias), a DDR2 (240)e a DDR3(240 mas com tensões e sinalizações diferentes da DDR2).
DDR, DDR2 e DDR3:
Depois de mais de 30 anos de história, muitos padrões e tecnologias, finalmente chegamos aos tipos de memórias presentes nos computadores atuais. No começo, eram as memórias DDR, que operavam com frequências de até 200 MHz. Apesar de esse ser o clock efetivo nos chips, o valor usado pelo barramento do sistema é de apenas metade, ou seja, 100 MHz.

Assim, fica claro que a frequência do BUS não duplica, o que ocorre é que o dobro de dados transita simultaneamente. Aliás, a sigla DDR significa Double Data Rate, que significa Dupla Taxa de Transferência. Para entender como a taxa de transferência aumenta em duas vezes, basta realizar o cálculo:

[número de bytes] x [frequência do barramento] x 2

Do padrão DDR para o DDR2 foi um pulo fácil. Bastou adicionar alguns circuitos para que a taxa de dados dobrasse novamente. Além do aumento na largura de banda, o padrão DDR2 veio para economizar energia e reduzir as temperaturas. As memórias DDR2 mais avançadas alcançam clocks de até 1.300 MHz (frequência DDR), ou seja, 650 MHz real.
Figura 6. Memoria DD3

0 comentários:

Postar um comentário