quinta-feira, 28 de novembro de 2013

SISTEMAS OPERACIONAIS


O que é:
O sistema operacional é como uma ponte que liga o usuário a máquina. Suas funções são gerenciar os recursos do computador, executar e distribuir tarefas, além de manter a eficiência no funcionamento dos aplicativos em geral.
Como funciona:
Pra tornar o entendimento mais fácil, imaginemos que a máquina é uma fábrica e de forma semelhante têm setores e funcionários que equivalem aos programas e as tarefas executadas por eles respectivamente. Seguindo esse raciocínio o sistema operacional seria um administrador ou gerente já que ambos organizam e distribuem o trabalho dos funcionários, também avaliam o desempenho dos setores permitindo um melhor aproveitamento dos recursos da fábrica. O usuário poderia ser representado pelo dono da fábrica uma vez que ele não tem contato direto com o funcionamento da fábrica em si, sabendo disso podemos concluir que o gerente (sistema operacional) liga o dono da fábrica aos funcionários já que regula e informa qualquer alteração na estrutura da fábrica para o dono (usuário).
Os sistemas operacionais mais utilizados são o Windows, Linux e o Mac, vamos descrevê-los agora.
Características Gerais
Interface: Nesses sistemas operacionais as informações são apresentadas ao usuário por ícones, janelas e menus e isso torna a utilização do sistema mais atraente.
 





Pacote de Aplicativos para escritório – Esse é um conjunto de programas e ferramentas que permitem a criação e edição de diversos tipos de arquivo como planilhas, apresentações e documentos de texto em geral.




Características Específicas
Windows: É um sistema proprietário (pago) criado por Bill Gates e Paul Allen em 1983. O Windows é conhecido por sua extrema compatibilidade e por ser o mais utilizado no planeta. Toda essa popularidade tem algumas desvantagens como o fato do sistema ser o mais pirateado do mundo, e é claro vulnerável a muitos tipos de vírus.




Linux: É um sistema livre (gratuito) criado por Linus Torvalds em 1991. Como um sistema livre o Linux pode ser editado e distribuído pelos usuários gerando assim inúmeras versões cada uma com suas particularidades. Também é  considerado um sistema seguro, mas em relação à compatibilidade é muito inferior ao Windows, por exemplo: os jogos que funcionam no Windows e Mac dificilmente irão rodar no Linux.




Mac: Também é um sistema pago e mais caro que o Windows, foi criado por Steve Jobs em 1984. O Mac é conhecido por sua segurança, estabilidade e por sua exclusividade em relação aos equipamentos e aplicativos utilizados. Em termos de compatibilidade é necessário lembrar que uma máquina que tenha o Mac pode não rodar todos os programas que o usuário deseje, mas em compensação sua confiabilidade é maior que outros sistemas pagos além de que o esse sistema só funciona em computadores da Apple.




0 comentários:

Postar um comentário